Como empreendedor, você tem uma visão para o crescimento da sua empresa. Transformar essa visão em realidade pode ser desafiador. Com as rápidas mudanças no ambiente digital, é importante considerar o gerenciamento de produtos digitais e aproveitar seu poder.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como realizar a gestão de produtos digitais e qual a sua importância para a empresa. Neste artigo, abordaremos diferentes aspectos relacionados a esse processo: a comparação entre os métodos Waterfall e Agile, a distinção entre Outputs e Outcomes e a importância de se ter uma abordagem equilibrada entre Discovery e Delivery.
Vamos explorar esses tópicos para esclarecer suas dúvidas e ressaltar a importância da gestão de produtos digitais para qualquer negócio.
Apresentaremos excelentes exemplos de empresas que estão inovando por meio de seus produtos, além de novas estratégias para o gerenciamento – elementos essenciais encontrados em qualquer organização empresarial de sucesso!
O Que É Gestão de Produtos Digitais?
Gerenciar produtos digitais vai além de criar e lançar um produto. Envolve administrar todos os aspectos, do planejamento inicial à manutenção constante após o lançamento.
Diferentemente dos produtos físicos, os produtos digitais são disponibilizados online, como:
- cursos online;
- ebooks;
- stramming de músicas;
- softwares;
- vídeos;
- clubes de assinatura
- entre outros
Existem muitas possibilidades e cada produto requer práticas de gestão específicas. É importante contar com profissionais especializados para obter bons resultados e desenvolver produtos que atendam às demandas do mercado.
Gestão moderna de produtos digitais: entenda a importância
A transformação digital chegou para ficar e impactará todas as áreas de negócio. Seja no setor de alimentação, finanças ou transporte, a tecnologia está presente e moldando a forma como as empresas e os consumidores se relacionam. Trazendo novos desafios, mas também grandes possibilidades.
A gestão moderna de produtos digitais é essencial para as empresas que desejam se manter competitivas em um mundo em constante evolução. Startups quebram o antigo cenário e abrem caminho para novas soluções que atendem às necessidades dos clientes. Com isso, grandes empresas também precisam se adaptar para sobreviver e crescer.
E não é apenas um nicho de mercado que está sendo beneficiado: como mostra um relatório da empresa de análises de mercado Fact.MR (**Fact.MR), a demanda por transformação digital deve chegar a US$ 2,3 trilhões até 2032, com crescimento médio anual de 14,2%.
É uma oportunidade para as empresas automatizarem seus processos, gerarem economia e entregarem uma experiência superior a seus clientes. A gestão moderna de produtos digitais é a chave para abraçar a mudança e prosperar no mundo digital.
O Gestor de Produtos – um pouco de história
A transformação digital pode ser considerada uma novidade atualmente, mas o desenvolvimento de produtos digitais já possui uma longa história. E com ela, a evolução do papel do Gestor de Produtos.
Durante a década de 1980, a Intuit, fundada por Tom Proulx e Scott Cook, criou um sistema financeiro para ser utilizado em casa, bastante similar a outros já existentes na época. No entanto, o diferencial do software era a sua simplicidade, permitindo que pessoas sem grande conhecimento em finanças pudessem utilizá-lo.
A empresa também inovou ao utilizar o “Follow me home”, um processo que enviava colaboradores para o ambiente doméstico dos clientes, a fim de observar suas interações com o produto.
A Intuit foi a primeira empresa a ter um gestor de produtos, responsável por aprimorar continuamente o software e satisfazer as necessidades dos consumidores.
Desde então, diversos avanços foram conquistados na área de gestão de produtos digitais. A seguir, iremos listar os principais aspectos desta evolução.
Waterfall vs Agile
É verdade que o Waterfall foi uma metodologia muito utilizada em empresas. No entanto, apesar de sua popularidade, ele não se mostrou eficiente na maioria dos casos.
Este modelo falhava em entregar produtos alinhados às necessidades do cliente e gerava muito retrabalho. As etapas sequenciais do Waterfall muitas vezes não permitiam ajustes rápidos ou flexibilidade durante o processo de desenvolvimento.
Isso resultava em atrasos nas entregas e, eventualmente, em produtos que não satisfaziam completamente as expectativas do mercado.
Com uma estrutura inflexível que dificultava a rápida resposta às mudanças de requisitos, resultava em um ciclo de desenvolvimento mais lento e menos adaptável.
Embora o Waterfall tivesse suas vantagens, como a clareza das etapas do projeto, sua rigidez muitas vezes limitava a capacidade de inovação e a entrega de valor ao cliente de forma ágil.
Foi em 2001 que surgiu o Manifesto Ágil, trazendo consigo uma mudança significativa na maneira como as equipes trabalham em conjunto.
Com as metodologias ágeis, o trabalho se tornou mais colaborativo, dinâmico e transparente. Se baseando em princípios fundamentais, como:
- Engajar o cliente durante todas as etapas;
- Interação contínua entre todas as equipes;
- Priorizar o desenvolvimento simultâneo de todas as etapas.
Importante ressaltar que foi deste período que surgiu o conceito de “Squads”, que reflete a importância de um trabalho bem estruturado e alinhado com a missão da empresa.
Se a sua empresa precisa de agilidade em projetos, é hora de conhecer as metodologias que seguem o Manifesto Ágil e dar passos firmes em direção ao progresso.
Outputs vs Outcomes
Quando se trata de desenvolvimento de produtos, a comunicação é essencial. Caso contrário, corre-se o risco de desenvolver algo que ninguém quer ou precisa. É importante entender a diferença entre outputs e outcomes.
A cultura do Waterfall era repleta de falhas de comunicação. Os times de desenvolvimento muitas vezes não entendiam as necessidades dos clientes e recebiam ideias sem contexto ou especificações claras.
Como resultado, eram motivados apenas por Saídas (Outputs), o que significa que colocavam os produtos no ar, independentemente do que o cliente realmente queria.
Atualmente, a gestão de produtos digitais tem como objetivo principal alcançar resultados satisfatórios, conhecidos como Outcomes. E para que isso seja alcançado, o cliente é uma peça-chave em todo o processo de criação do produto.
É preciso estar alinhado com todas as partes interessadas no projeto, desde o cliente final até os donos da estratégia da empresa.
Para desempenhar essa tarefa com eficiência, é primordial que o gestor de produtos mantenha uma comunicação constante com todos os envolvidos, garantindo que as necessidades estejam claras e que todos possam trabalhar juntos em uma cultura Bottom-Up, ou seja, de baixo para cima.
É importante lembrar que Output é apenas entregar algo, enquanto Outcome é resolver, alcançar o objetivo final. É essencial que a gestão de produtos esteja focada em atingir resultados para o crescimento do negócio.
Discovery vs Delivery
Quando se trata da criação de um produto, é essencial ter em mente as etapas do Discovery e Delivery.
O Discovery é o momento crucial onde se alinham todas as necessidades dos stakeholders, em conjunto com muitos testes e processos de criação.
Já o Delivery é a etapa onde o produto está pronto para ser entregue nas mãos dos desenvolvedores.
A teoria aponta que para uma gestão de produto, o ideal é passar 80% do tempo no Discovery e 20% no Delivery. Essa proporção pode mudar de acordo com cada contexto, mas é importante destacar que entregar produtos melhores é mais vantajoso financeiramente e estrategicamente do que entregar mais produtos.
Antes dos gestores e designers de produtos, a etapa de Discovery era uma das fases mais negligenciadas do processo de desenvolvimento, resultando em produtos pouco valiosos para os clientes.
Atualmente, com o foco cada vez mais voltado para o Delivery, essa realidade vem mudando. E vale lembrar que, para garantir a satisfação do cliente e o crescimento da empresa, é preciso que os gerentes de produtos estejam atentos em entregar valor para ambos.
A etapa de Discovery deve ser valorizada tanto quanto o Delivery, assegurando produtos que solucionem problemas reais e agreguem valor aos clientes, sem comprometer o crescimento da empresa.
Para atingir esse equilíbrio, é importante que as equipas envolvidas trabalhem em conjunto e priorizem a comunicação constante. Essa é uma tarefa desafiadora, mas principal para o êxito de qualquer negócio.
É essencial humanizar essa figura corporativa e lembrar que os gerentes de produção são responsáveis por conectar as necessidades do cliente e os objetivos da empresa, de forma estratégica e eficiente.
Estamos longe do fim
A gestão de produtos e serviços digitais é um campo que está em constante evolução e tem crescido exponencialmente nos últimos tempos.
Com o surgimento de novas tecnologias e mudanças no comportamento do consumidor, é importante estar em constante aprendizado e adaptação para acompanhar o mercado.
A demanda por gestores de produtos está crescendo cada vez mais em diferentes setores. Atualmente, há centenas de oportunidades espalhadas pelo país, abrangendo desde startups inovadoras até grandes corporações estabelecidas.
Para se destacar nesse mercado, é imprescindível que o gestor de produto possua habilidades como Metodologias Ágeis, Discovery e Comunicação com Stakeholders – só assim será possível entregar produtos alinhados com a estratégia da empresa e que agreguem valor ao cliente.
É fato que é um grande desafio, mas pode ser superado com a prática. Se você está buscando uma carreira promissora e desafiadora, ser um gestor de produtos pode ser a sua próxima grande escolha.
Ótimos Exemplos de Empresas e Seus Produtos Digitais
Se você está procurando exemplos de empresas incríveis e seus produtos digitais, não podemos deixar de mencionar a Netflix.
Com uma plataforma recheada de filmes, séries e documentários, a empresa norte-americana se tornou um sucesso mundial, ultrapassando a marca de 203 milhões de clientes.
Durante a pandemia, a alta demanda por entretenimento fez com que a Netflix batesse recordes de assinaturas em 2020, alcançando 38 milhões de usuários.
Mas o crescimento da empresa não é apenas consequência da pandemia, e sim de sua constante produção de novas séries e filmes, além de algoritmos de classificação que criam listas personalizadas para cada perfil de cliente.
Não é à toa que a Netflix é o exemplo perfeito de como uma empresa pode inovar e conquistar o público em um mercado digital em constante expansão.
As startups são ótimos exemplos também, e a Spotify é, definitivamente, uma que se destaca. Fundada na Suécia em 2008, ela revolucionou o mundo dos produtos digitais ao oferecer uma vasta gama de músicas, playlists e podcasts sob demanda.
Não importa onde você esteja ou qual seja o seu gosto musical, o Spotify tem algo para todos. A empresa disponibiliza dois modos de oferta: grátis, com anúncios, e premium, sem interrupções publicitárias e com a possibilidade de trocar de música quantas vezes quiser.
Outros exemplos de acerto são o Nubank, Uber e Ifood. Acompanhar as estratégias dessas empresas pode ser enriquecedor para empreendedores que buscam inspiração.
5 Estratégias Para Gestão de Produtos Digitais
Gerenciar produtos digitais é crucial para o alcance de resultados positivos em qualquer negócio online. A competição é acirrada e quem não aprimora e inova na gestão de produtos fica para trás. Mas não precisa ser o seu caso. Confira cinco passos importantes:
1. Conheça Seu Cliente
Para ter um produto digital é essencial conhecer o público-alvo. Pesquisas de mercado, entrevistas com clientes e análise de dados são técnicas para entender as necessidades e desejos dos consumidores.
Também possibilita descobrir qual linguagem utilizar, os canais de comunicação e a faixa de preço ideal para atender esse grupo.
A busca pelo entendimento do público deve ser constante, não se limitando apenas ao período prévio ao lançamento do produto.
Toda opinião e feedback podem ser valiosos para aprimorar as estratégias e impulsionar as vendas, esteja aberto e receptivo a essas contribuições.
Não perca a chance de alcançar o auge com um produto bem-sucedido e um olhar sempre atento ao seu público-alvo.
2. Planejamento
É imprescindível ter um amplo conhecimento do mercado. A partir dessa compreensão, é possível desenvolver ou aprimorar um plano de negócios.
Esse método engloba a análise do nicho, público-alvo, recursos financeiros, plano operacional e plano de marketing. É importante não negligenciar a avaliação do próprio produto, mesmo após compreender a visão geral.
É necessário seguir um cronograma cuidadoso durante todo o ciclo de vida do produto digital. Com o planejamento correto é possível superar as dificuldades e obter prosperidade no mercado.
3. Entregue Logo e Entregue Sempre
Com o seu público-alvo bem definido, você já tem uma boa parte do caminho percorrido. O próximo passo é colocar o produto para rodar.
Mas não se esqueça da importância de entregar logo e entregar sempre. A agilidade dos processos é vista como algo positivo pelos clientes, e isso pode fazer toda a diferença no seu projeto.
Lembre-se de unir rapidez e qualidade em todas as suas produções.
4. Seja Data-Driven
Ser um “data-driven” é uma questão de sobrevivência para as empresas. Nenhuma decisão deve ser baseada em “achismos” ou suposições, especialmente quando se trata de negócios e investimentos.
Um erro pode acarretar um custo elevado e prejudicar significativamente a empresa. É preciso que todas as ações sejam embasadas em dados concretos e estruturados de maneira sólida.
Para quem busca fontes confiáveis e relevantes, o método Lean Canvas é uma ótima opção para empreendedores criarem e venderem produtos de forma eficiente.
5. Foque no Engajamento
Engajamento é fundamental no mundo digital para construir uma relação duradoura com os clientes.
As redes sociais são excelentes para interagir e descobrir opiniões sobre seus produtos ou serviços, além de compreender as necessidades dos seus clientes e oferecer soluções criativas, o que aumenta o engajamento.
Lembre-se de que o bom relacionamento com o cliente é a base de todo o sucesso corporativo, então trate seus clientes com empatia e respeito, e você será recompensado com um negócio em constante crescimento.
Conclusão
O gerenciamento de produtos é um conceito em constante evolução que deve ser compreendido e otimizado para que você tenha bons resultados.
A função do gerente de produtos evolui com a tecnologia, e entender as diferenças entre os métodos Waterfall e Agile é essencial para uma gestão moderna. Estabelecer uma estratégia bem-sucedida para a sua equipe requer foco, colaboração e objetivos claros.
Ao seguir as cinco estratégias que descrevemos, você estará no caminho certo para se tornar um gerente de produtos digitais bem-sucedido, com uma abordagem inovadora para desenvolver hoje as tecnologias do futuro.