Com o surgimento das pirâmides financeiras e dos infoprodutores, muitas pessoas estão fazendo essa mesma pergunta. Mas, em sua essência, o marketing de afiliados é uma forma legítima de obter renda extra para indivíduos ou empresas – desde que seja feito corretamente.
E neste post do blog, iremos explorar as diferenças entre o marketing de afiliados e as pirâmides financeiras.
Você sairá sabendo escolha entre ser uma pessoa física ou jurídica para trabalhar com o marketing de afiliados.
Também explicaremos como uma pessoa física pode atuar nessas plataformas e ofereceremos dicas estratégicas para a escolha de um bom programa de afiliados.
Ao final, esperamos que você tenha uma compreensão clara do que é e a verdade por trás do marketing de afiliados.
Para fechar com chave de ouro vamos apresentar as plataformas mais populares para afiliados para que você possa começar a criar seu próprio fluxo de renda hoje mesmo!
Qual é a diferença entre marketing de afiliados e pirâmides financeiras?
Muitas pessoas confundem o marketing de afiliados com pirâmides financeiras, mas há uma grande diferença entre os dois.
Enquanto o marketing de afiliados é uma forma legítima de ganhar dinheiro online, as pirâmides financeiras são esquemas fraudulentos que se baseiam na adesão de novos membros para sustentar a remuneração dos antigos.
O marketing de afiliados é uma estratégia de venda onde um afiliado promove produtos ou serviços de terceiros e recebe uma comissão por cada venda realizada.
O que é Marketing de Afiliados?
O marketing de afiliados é um modelo de negócio legítimo que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Ao contrário do que se pensa, marketing de afiliados não é uma pirâmide, mas sim uma estratégia de divulgação online.
Marketing de afiliados não é apenas uma forma de ganhar dinheiro extra, mas sim um modelo de negócio que pode ser muito lucrativo. Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, ter um negócio online se tornou uma opção acessível para muitas pessoas.
Várias empresas já adotam esse formato, como a Amazon, o Befree e o Linkshare. O setor vem crescendo significativamente, registrando um aumento de 72% nas vendas geradas em maio de 2020, conforme dados do Portal Proxxima.
O estudo Awin Report 2021 indicou que, dos US$ 3,8 bilhões investidos em anúncios em plataformas digitais no Brasil, US$ 152 milhões foram destinados ao marketing de afiliados.
E esses números comprovam como essa estratégia vem contribuindo para o aumento de transações no e-commerce brasileiro.
O que é uma pirâmide financeira?
A pirâmide financeira é uma prática criminosa, de acordo com a Lei 1521/51. Embora pareçam oferecer um retorno expressivo em pouco tempo, as pirâmides se concentram no recrutamento de novos participantes em vez da venda de um produto.
Isso significa que, mais cedo ou mais tarde, a pirâmide irá desmoronar e muitas pessoas perderão suas economias. Mesmo apesar dos riscos e das consequências graves, ainda existem pessoas que se deixam seduzir por promessas de ganhos fáceis
Entretanto, as pirâmides só funcionam enquanto conseguem recrutar novos investidores. Quando isso para de acontecer, a fraude se desfaz, deixando muitas pessoas com prejuízos financeiros.
De acordo com a UOL Economia, a maioria das pessoas (85%) perde dinheiro enquanto apenas os líderes do esquema lucram.
É importante lembrar que esse tipo de atividade é ilegal e prejudica não só as pessoas lesadas diretamente, mas também a economia do país como um todo.
Como empresa, é nossa responsabilidade entender que o lucro não deve estar acima de tudo e ter ética nos nossos negócios.
Como identificar um esquema de pirâmide?
Para nunca mais acreditar que marketing de afiliados é pirâmide, é necessário saber identificar os esquemas ilegais.
É importante lembrar que uma pirâmide é caracterizada por uma promessa de lucro exorbitante e retorno garantido, além de oferecer ganhos extras ao atrair novos clientes, deixando faltar informações sobre o produto oferecido e sobre a empresa e seus donos.
Antes de fazer qualquer investimento, é fundamental que seja feita uma pesquisa prévia sobre o negócio, verifique a finalidade da empresa na CVM, converse com especialistas da área, leia comentários no Reclame Aqui e leia bem o contrato.
Nunca aceite fechar nada apenas no boca a boca. Esses cuidados irão garantir que você invista em negócios legais e seguros.
Como evitar cair em golpes na internet?
É necessário ter bastante cuidado ao informar seus dados pessoais em sites na internet e verificar se os mesmos são seguros.
É fato que a era digital transformou a maneira como realizamos compras. Com apenas alguns cliques, podemos adquirir os mais diversos produtos sem sair de casa. No entanto, junto com essa praticidade surgem também alguns desafios e riscos.
É importante também não clicar em links suspeitos recebidos por e-mail ou redes sociais. O Serasa também alerta para a prática de telemarketing, que muitas vezes é utilizada para golpes financeiros.
Seja sempre cauteloso e utilize as ferramentas disponíveis para evitar prejuízos e manter a sua segurança na internet.
Confira a idoneidade da empresa
Os canais de venda online são exigidos por lei a apresentar informações claras como razão social, endereço, telefone e CNPJ logo na página inicial do site. Não caia em armadilhas de sites que não apresentam essas informações, isso pode ser um sinal de que algo está errado.
Identifique as informações de contato
É preciso ter fácil acesso a telefones e contatos da empresa, antes de realizar a compra, faça um teste entrando em contato pelos canais disponibilizados, como telefone e endereço e e-mail. Se a empresa não for pronta e efetiva em responder, isso pode ser um sinal de alerta, então desconfie.
Procure pela certificação digital
Busque por selos e certificados de segurança, que são sinais de que o site é confiável e se preocupa com a sua privacidade, é importante verificar se essas informações aparecem na página inicial.
Sempre verifique também se a URL começa com https, pois isso indica que a conexão é segura e as informações estão protegidas.
Analise a qualidade dos textos
Um site idôneo e confiável deve ter um cuidado especial com a qualidade do conteúdo, que deve ser escrito corretamente e com clareza e sem erros de português.
Não seja vítima de armadilhas, esteja sempre atento aos detalhes e escolha com sabedoria onde investir seu tempo e dinheiro na internet.
Conheça a reputação da empresa
Antes de se comprometer com um produto ou serviço de uma empresa, é fundamental procurar por feedbacks de outros clientes. Afinal, você quer ter certeza de que está gastando seu dinheiro em algo de qualidade. Uma ótima maneira de encontrar comentários honestos é através do Reclame Aqui.
Sempre pesquise antes e faça escolhas conscientes.
Só indique produtos ou serviços
Programas de afiliados são uma ótima oportunidade para quem busca uma fonte de renda extra ou mesmo uma renda principal. É um trabalho autônomo que permite que você tenha controle total sobre seus resultados.
Ao se tornar um afiliado, você pode aproveitar para divulgar produtos e serviços que você acredita e que pode realmente ajudar outras pessoas.
O foco dos programas de afiliados consiste em vendas de produtos ou serviços eles não querem que você consiga outras pessoas para indicar.
Fuja das promessas de ganhos altos e fáceis
Se você está à procura de uma maneira fácil de ganhar dinheiro, é preciso ter em mente que nada nessa vida vem de fácil e de graça. Principalmente quando o assunto é dinheiro.
É verdade que a afiliação em programas de marketing pode gerar uma renda passiva, mas o sucesso vai depender de sua estratégia e do seu público-alvo, não garantindo quantias astronômicas.
No marketing de afiliados, os ganhos dependem de sua performance e da comissão do programa escolhido, bem como da quantidade de indicações que você conseguir.
Portanto, é necessário ter um plano estratégico bem elaborado e muita perseverança para conquistar um retorno financeiro satisfatório.
Dedicação exclusiva é furada
Ser afiliado é ter a autonomia de trabalhar em algo que se gosta. Pode ser até como uma segunda fonte de renda. Mas, é importante ressaltar que ao se tornar um afiliado, você não se torna um funcionário da empresa, mas sim um parceiro.
E é por isso que nessa profissão não é restrita apenas a divulgação dos produtos ou serviços de uma única empresa.
A vantagem de ser um afiliado é a liberdade para trabalhar com o que faz sentido para você e seu público, assim pode escolher trabalhar com quantos produtos desejar.
Conheça o que está indicando
Ao indicar um produto ou serviço, é fundamental que você o conheça bem antes de começar a promovê-lo. Além de tornar mais fácil o processo de indicação, essa prática também evita que você corra o risco de indicar algo que não é genuíno.
Infelizmente, existem empresas que utilizam táticas fraudulentas, como processos de pirâmide, nos quais um “produto” é oferecido apenas para disfarçar um esquema de recrutamento.
Nesses casos, o “produto” em si não tem valor real e acaba servindo apenas para atrair mais pessoas para o esquema.
Como profissional responsável, é importante que você dê preferência a produtos e serviços que realmente agreguem valor e sejam capazes de atender às necessidades dos seus clientes.
Infoprodutores e afiliados: melhor ser pessoa física ou jurídica?
Se você é um profissional autônomo ou empreendedor, é importante estar ciente da sua responsabilidade fiscal.
Todo mundo sabe que impostos não são o assunto mais agradável, mas é fundamental entender que não há escapatória – o Leão da Receita Federal sempre arrebanha sua parte.
Dependendo do seu faturamento, o imposto de renda pode tirar uma parcela significativa do seu lucro, chegando até a ultrapassar 27,5%! Felizmente, existem soluções para minimizar essa carga tributária.
O Simples Nacional é uma opção atraente que agrupa todos os impostos em uma única guia, tornando o processo mais fácil e mais barato. Vale a pena considerar essa alternativa e cuidar bem do seu bolso.
Se você está pensando em ingressar no mercado digital, uma coisa é certa: a abertura de uma empresa no mercado digital é a decisão certa se você está pensando em ingressar nesse ramo tão competitivo e promissor.
Além de passar credibilidade ao seu público-alvo, ter um CNPJ te permite emitir nota fiscal, o que é essencial para trabalhar com infoprodutos ou se tornar um afiliado legalizado. E não pense que abrir uma empresa é complicado ou burocrático.
Com o suporte de profissionais qualificados, é possível realizar esse processo rapidamente e sem dor de cabeça. Então, na ponta do lápis, não há dúvida de que ser uma pessoa jurídica é essencial para ter sucesso no mercado digital.
Você pode atuar como pessoa física nestas plataformas? Tem vantagens?
É possível atuar em plataformas como Greenn, Eduzz e Monetizze como profissional autônomo e a princípio, pode parecer uma solução prática e fácil para obter uma renda extra.
Porém, é importante ressaltar que essa opção não oferece grandes vantagens, a não ser a comodidade de não precisar abrir uma empresa. Contudo, se você estiver buscando uma forma de complementar sua renda mensal, essa pode ser uma alternativa interessante.
Vale lembrar que essa opção de atuação está ligada a decisões estratégicas e que falar com um contador é fundamental antes de tomar qualquer medida.
Se você está considerando se tornar um afiliado, é importante saber que há uma desvantagem significativa em não atuar como pessoa jurídica ou infoprodutor PJ.
Geralmente as plataformas estabelecem um limite de saque para pessoa física. Isso significa que, mesmo que seu negócio esteja indo muito bem, seus ganhos serão limitados e você não poderá crescer e faturar cada vez mais.
No entanto, se você atuar como PJ, poderá evitar problemas de sonegação fiscal com a Receita Federal e ter a liberdade de expandir seus negócios, é importante ter em mente que essa decisão pode trazer diversos benefícios para o seu negócio.
Como receber renda extra através do Marketing de Afiliados?
O Marketing de Afiliados já foi confundido com pirâmides financeiras, mas agora que você sabe a verdade, é hora de explorar as várias maneiras de ganhar dinheiro com ele.
Para começar, pesquise os diferentes tipos de programas de afiliados e descubra qual deles se adequa ao seu perfil. Em seguida, cadastre-se em empresas que investem nesse modelo e receba um link para começar a divulgar.
Com isso, você pode lucrar ao fazer outras pessoas realizarem a ação desejada pela empresa através do seu link. Para alcançar o máximo potencial, divulgue seu link em sites, blogs, redes sociais e e-mail marketing.
Não perca a chance de aumentar sua renda extra com o Marketing de Afiliados! Para quem deseja crescer no mundo digital, entender como gerar engajamento nas redes sociais se tornou essencial.
Afinal, o engajamento é a peça chave para ampliar a visibilidade e aumentar os cliques nos links. Portanto, é importante ter em mente que o conteúdo sempre deve ser escrito com um tom persuasivo e humanizado, de forma a criar uma conexão com o leitor.
Trouxemos dicas preciosas sobre como usar o Facebook e o Instagram a seu favor, Veja abaixo alguns dos termos mais comuns no marketing digital.
Custo por Clique (CPC)
O mundo virtual tem evoluído rapidamente e com ele a forma de vender de produtos também. O CPC, sigla para Custo por Clique, é um termo bastante conhecido e utilizado na internet desde o início dos anos 2000, quando surgiu com o Google Adwords.
O afiliado divulga banners em sua plataforma e recebe uma comissão a cada clique que o banner obtiver, independentemente da ação posterior ao clique. Mesmo que não resulte em vendas, o afiliado ganha dinheiro por cada clique dado na publicidade.
Custo por Ação (CPA)
O modelo de pagamento por ação é uma opção altamente eficaz no mundo do marketing de afiliados.
Ao contrário do custo por clique, em que o afiliado não tem controle sobre a quantidade de vendas geradas pelo produto anunciado.
O pagamento por ação implica em uma comissão atribuída ao afiliado apenas quando o cliente realiza uma tarefa específica, como preencher um cadastro, fazer o download de um ebook ou se inscrever em um curso.
Embora seja um dos modelos mais rentáveis, é também um dos mais desafiadores para o afiliado, pois exige a compreensão das necessidades e desejos do cliente.
Custo por Mil Impressões (CPM)
Há uma estratégia que já existe há mais de duas décadas e continua sendo usada nos dias de hoje: o modelo de remuneração por impressão.
Essa técnica é famosa nas agências de publicidade e mídia tradicional, pois há um retorno de investimento garantido: a cada mil impressões, o afiliado recebe uma comissão.
Custo por Venda (CPV)
No custo por venda a cada venda gerada através do seu link de afiliado resulta em uma comissão, que pode ser muito atrativa.
Além de ser uma oportunidade de lucro extra, ser um afiliado também é uma forma de divulgar e promover seus produtos favoritos, acrescentando valor ao seu trabalho.
Custo por Lead Válido (CPL)
No custo por lead válido os afiliados são incentivados a buscar contatos relevantes.
Nesse sentido, indicando pessoas para se tornarem anfitriões no Airbnb, por exemplo, o afiliado pode receber créditos que poderão ser utilizados na plataforma e a empresa pode atingir novos públicos e consolidar ainda mais sua marca.
Custo por Formulário (CPF)
Com esse modelo, você recebe um valor por cada formulário respondido.
O melhor de tudo é que o valor pode variar entre tipos de formulários, podendo ser simples ou complexos, com mais ou menos dados. Aproveite essa oportunidade para complementar sua renda.
Como escolher um bom programa de afiliados
O sucesso como afiliado depende não apenas de escolher um bom programa de afiliados, mas também do seu próprio desempenho.
Agora, é hora de considerar alguns fatores importantes na escolha de um programa de afiliados.
- Examine padrão de compra atual do seu público-alvo;
- Faça a escolha de um produto ou serviço em que você se identifique;
- Verifique as análises da marca e do programa;
- Familiarize-se com o suporte fornecido pela marca produtora;
- Avalie o formato e o valor da comissão oferecida;
- Considere a adequação do programa às suas metas.
É importante lembrar que o sucesso como afiliado requer dedicação, comprometimento e habilidades em marketing digital.
Não deixe de se manter atualizado com as tendências e inovações no mercado digital para se destacar da concorrência e oferecer valor aos seus clientes.
Plataformas mais conhecidas para marketing de afiliados
Se você está procurando uma maneira de ganhar dinheiro online, o marketing de afiliados pode ser uma ótima opção para você. E não se preocupe se você não sabe como começar, pois existem diversas plataformas feitas especialmente para isso.
Com tantas plataformas disponíveis, as possibilidades são infinitas. Vamos ver a seguir as melhores plataformas;
Greenn
A Greenn é uma plataforma que vem se destacando cada vez mais no mercado de marketing de afiliados. Ela possui taxas acessíveis, múltiplas opções de pagamento, antecipações.
Nela você conta com liberdade total para fazer integrações, opção de checkout personalizado e muito mais.
Não perca mais tempo, crie sua conta hoje mesmo e comece a aproveitar todas as vantagens da Greenn.
Hotmart
Com mais de 1 milhão de usuários, ela oferece uma ampla variedade de infoprodutos, especialmente cursos, para quem deseja criar um ambiente de estudos online.
Com um suporte completo para seus usuários, ela se posiciona como uma boa ferramenta para quem busca impulsionar seus negócios e alcançar resultados de sucesso.
Monetizze
Com a Monetizze, você tem acesso a uma plataforma completa que permite a gestão de métricas de forma simples e eficiente. Com a Monetizze você tem tudo o que precisa para alcançar o sucesso em seus negócios, de forma prática e acessível.
A plataforma oferece uma gestão de métricas boa para o seu negócio.
Lomadee
A Lomadee oferece os formatos de comissão por vendas e ganho por clique.
Ela possui uma quantidade significativa de anunciantes e permite a segmentação dos produtos por tipo, você pode segmentar os produtos de acordo com o que mais se encaixa no perfil do seu público-alvo, aumentando as chances de conversão.
Amazon Associados
Na amazon você tem um grande acervo de livros e outros produtos à disposição para divulgar e ainda recebe uma comissão sempre que alguém comprar através do seu link.
Os lucros podem chegar a até 15%! Se o visitante que acessar o site através do seu link adquirir outras ofertas, você também recebe uma comissão por isso.
Afilio
Criada em 2008 a Afilio atua também com audiências internacionais, aumentando a possibilidade ganhos, nela cliente só paga quando seus resultados são reais e validados pela plataforma.
Sendo assim o pagamento é feito somente depois da conversão, garantindo a segurança dos clientes em relação a plataforma.
Saraiva
Na Saraiva como afiliado, você escolhe os produtos que deseja promover e pode optar por divulgar de diversas maneiras, seja por meio de redes sociais, blogs ou sites. Há a possibilidade de utilizar as ofertas exclusivas da Saraiva para atrair ainda mais clientes.
Como recompensa, você recebe até 8% de comissão por cada venda gerada a partir dos seus anúncios.
Afiliados
Através da plataforma Afiliados, você pode entrar para o programa de afiliados de empresas renomadas como Americanas, Submarino e Shoptime e divulgar diversos produtos e serviços para seu público.
Com modelos de afiliação variados e o potencial de obter até 11% de lucro nas comissões, além de ofertas e cupons diários, ser um afiliado pode ser uma ótima opção para alavancar sua renda.
Tik Tok
No Tik Tok é possível encontrar desde vídeos de humor até tutoriais, passando por receitas e música. A plataforma conta com uma estratégia de afiliados que pode trazer uma renda extra para seus usuários através da indicação.
Com ela, o usuário ganha um link personalizado e, a cada nova instalação do aplicativo por meio desse link, recebe uma comissão.
Eduzz
A Eduzz é uma plataforma para venda de produtos digitais. Nela você tem a possibilidade de receber os ganhos em dois dias, identificar e recuperar clientes que abandonaram o carrinho, aumentando os lucros.
Com ela, você tem acesso a uma série de recursos que fazem toda a diferença na hora de maximizar seus lucros.
Conclusão
Depois de considerar as informações fornecidas nesta postagem, fica claro que o marketing de afiliados não é um crime quando conduzido adequadamente.
As empresas devem sempre seguir as diretrizes legais e praticar uma ética comercial honesta com seus afiliados para garantir que estejam fornecendo um produto ou serviço valioso aos consumidores.
Os consumidores podem verificar a idoneidade da empresa, as informações de contato e as certificações digitais antes de investir dinheiro ou tempo em um programa ou empreendimento de afiliados.
Seguindo essas dicas e mantendo-se atualizado sobre as últimas notícias a respeito de possíveis fraudes, os consumidores podem se proteger de quaisquer atividades ilegais relacionadas ao marketing de afiliados.